sábado, 19 de abril de 2008

Qualidade de Vida no Trabalho



Resumo
A qualidade de vida no trabalho tem sido tema discutido também nos tribunais do judiciário brasileiro. Apesar de algumas pesquisas abordarem a questão do desemprego, é grande o número de pessoas desempregadas. Com isto, o Instituto de Previdência Nacional (INSS) passa por muitas dificuldades para realizar a manutenção e a concessão dos benefícios. Por isso, são várias as ações trabalhistas de danos morais, que na maioria das vezes são motivadas por doenças supostamente laborais, ou seja, doenças hipoteticamente adquiridas em virtude das atividades desenvolvidas dentro do local de trabalho. As doenças dessa natureza têm causado sofrimento moral pela redução da capacidade ou incapacidade laborativa do trabalhador. Uns dos fatores que contribuem para o surgimento das doenças são, entre outros, os emocionais e a alteração do sistema nervoso. A fibromialgia é uma doença que apresenta dores em diversas partes do corpo, que podem ser causadas por movimentos repetitivos ou sobrecarga excessiva. Pesquisadores da área descobriram que a fibromialgia está associada ao nível alto de estresse e não relacionada ao trabalho, sendo indicado por especialistas a prática de exercícios físicos, como a musculação. Atividades físicas devem ser oferecidas pelos empresários aos seus funcionários com o objetivo de preservar uma boa qualidade de vida, evitando assim pagamentos de indenizações pelo INSS ou danos para as empresas.




Análise Crítica
Ainda bem que temos os tribunais para que os trabalhadores programem ações trabalhistas na busca de seus direitos e dignidade.
É no trabalho que surgem certas doenças devido à falta de lazer, dos exames periódicos, direito dos trabalhadores, de incentivos e à desmotivação por parte das empresas, principalmente os destratos dos superiores para com os trabalhadores. Tudo isso contribui para o surgimento de alterações do sistema nervoso. De que adianta os tratamentos prolongados com inúmeras sessões de exercícios físicos se ao retornar os trabalhadores voltam a exercer as mesmas atividades?
Pesquisadores vivem procurando uma forma para desvincular as doenças adquiridas da jornada de trabalho, que desenvolve grande parte dos trabalhadores. Com esses estudos as empresas asseguram que a qualidade de vida no trabalho depende dos servidores mudarem seus modos de vida, pois se mudarem o modo de viver os trabalhadores não ficam doentes. Este é um modelo que beneficia somente as empresas, pois assim não precisam fazer pagamentos de indenizações.
É claro que estas indenizações não vão devolver a saúde do trabalhador, mas é através delas que as empresas possibilitam melhores condições de trabalho.

Fonte de pesquisa
Elaine Reis é advogada trabalhista do Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo
http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?87837&PHPSESSID=2f1ef7915731d8f

Nenhum comentário: